Bom dia Vietnã

Depois de mais de um mês sofrendo com frio eu voltei ao tempo quente, o país da vez é o Vietnã. Logo na divisa já comecei ter um idéia do que viria pela frente, após uma saída tranqüila da burocrática e organizada China eu chego até a imigração vietnamita, sem fila ou qualquer organização, uma verdadeira batalha para conseguir o carimbo e entrar no país.
Volto ao ônibus e pude ver os infinitos campos de arroz (maior fonte de renda vietnamita) e percebo também a influência arquitetônica deixada pelos franceses da época colonial.

Primeira cidade é Hanoi, a capital, engraçado que quando você vai visitando tantos países, acaba mudando seus conceitos sobre algumas coisas, aqui eu mudei meu conceito de caos, o que eu achava que era pode ser muito pior, a cidade é caótica ao extremo, sem lei, milhares de motos indo e vindo, buzinas tocando freneticamente, eu acredito que os motorneiros e suas motos daqui desenvolveram um sensor similar ao dos morcegos, mesmo de olhos fechado e no escuro eles não batem, por exemplo atravessar a rua, se você usar a razão, vai passar horas e não vai conseguir, o segredo é fechar os olhos e ir, quando você menos esperar vai estar do outro lado são e salvo.
Muitos do locais aqui ganham a vida com o turismo e a maioria deles são chatos demais, olham pra você vendo uma nota de dinheiro, isso me incomodou um pouco, mas quando sai da área turística e me perdi pelos becos das áreas mais pobres pude ver locais mais gentis e alegres.
Ainda em Hanoi, um dos pontos turísticos é o mausoléu do Ho Chi Mihn, um herói nacional, um dos lideres comunistas mais carismáticos que livrou o país dos franceses e liderou contra os americanos embora tivesse morrido antes de ver a vitória vietnamita.

Parti em direção ao Sul e parei em duas cidades, Hue e Hoi An, bem no meio do país, onde o Vietnã foi dividido entra norte e sul, gerando a famosa guerra que teve participação americana.
Hue foi capital durante mais de um século e possui uma cidade proibida em menor escala e diversas construções históricas, mas os sanguessugas estão por aqui também, já a segunda cidade é muito mais agradável, ideal para passar alguns dias dando volta de bicicletas pelas estreitas ruas da cidade e relaxar.

Por último bem ao sul chego a Saigon, que agora é chamada de Ho Chi Mihn, aqui os chatos de Hanoi parecem ser até legais, aqui eles são beiram o insuportável, o que salva a cidade é a cerveja barata e a proximidade a Cu Chi, uma comunidade rural que bravamente lutou contra os americanos, com a tática de se esconder e mover pelos famosos túneis viet cong e atarracando os inimigos a noite.

No fim da história não gostei muito do Vietnã, embora o povo seja patriótico, lutou e manteve o pais contra, chineses, franceses, japoneses e americanos, valeu a visita, mas é um lugar que provavelmente eu não volto.

Ahhh, só para fechar com chave de ouro, nos últimos 10 minutos no país, um batedor de carteira maldito roubou meu iPod touch.

arroz, arroz, arroz e mais arroz
Arquitetura francesa, mas eu acho que nao era necessario um casa estreita e alta com tanto espaco em volta


senta logo no chao ou na sarjeta

quem trabalha duro no Vietna sao as mulheres

Crianca feliz

Futuro craque da selecao vietnamita

 O maior baconzitos do mundo

O Tio Ho descansa ai

Ciclistas uniformizadas em Hue

Uma das entradas da cidade proibida de Hue

Olha Hoi An ai

Cidade pequena mas agradavel

Me esconder dos vendedores malas um pouco

Ratatatatatatatatatattatatatatatatata...RA TA TA TA

Calor infernal dentro de um tunel viet cong.

Eles celebram o dia do saopaulino

Read Users' Comments (8)

8 Response to "Bom dia Vietnã"

  1. Barbara C., on 9 de abril de 2010 às 13:47 said:

    Preciso comentar do cara comendo macarrão sentado no banquinho, a foto esta otima, mas o que é aquela meia verde?? Hahaha....
    Literalmente você foi pro buraco...rsrs. Por que tem aquilo no meio do mato?
    Ciclistas de chapeuzinho...é disso que estou falando..haha

    Boa Sorte na Índia.

    Bjs

  2. Eneida, on 12 de abril de 2010 às 21:24 said:

    Nada como um dia ensolarado para fotografar!!! Que lindo o campo de arroz...o camponês...que dedicação?
    Bem!!!
    Quanto ao caos...é demais...mas nada de atravessar mais ruas com os olhos fechados...É melhor que eles fiquem bem abertos...assim evita alguns imprevistos,afinal você ainda tem muita estrada pela frente.
    beijos
    Mama
    Volto depois para mais comentários...afinal quanto registro deste país que tanto sofreu com a guerra.

  3. Unknown, on 12 de abril de 2010 às 22:30 said:

    Faaaala bugo!
    o vietnam foi bizarro mesmo, ja tinha te falado q la deu tudo errado pra mim ne, mas nao sei pq eu quero voltar, pra ver direito qual eh q eh... depois eu te conto o plano heheeheh

    ps. to viciado nos PHO, uma vez por semana tenho q comer um..

  4. Alice, on 13 de abril de 2010 às 23:54 said:

    Felipe, vejo que tá bem! Cada vez melhor na descrição ou melhor,está colocando muito bem a sua visão do mundo. E esse menino feliz, tão lindinho. E esse baconzitos...o Djun e a Mariana iam enlouquecer... O Djun não escreve, mas ele entra sempre, até disse que vc. está fazendo o que ele gostaria de tb fazer, conhecer o mundo.Até outro dia. Bjs.

  5. Alan Bueno, on 14 de abril de 2010 às 02:24 said:

    muito bom felipe, a viagem parece estar sendo otima, sucesso na caminhada e mais sorte contra os ladrõesinhos de carteira e ipods :p
    abraços

  6. Anônimo, on 14 de abril de 2010 às 22:14 said:

    Fê,
    Aquele lindo garotinho com sua bata vermelha....será que é este o motivo que o Kaka quer voltar? Kakakakaka...vai ver o que ele andou aprontando no Vietnã!!!!

  7. Unknown, on 16 de abril de 2010 às 11:57 said:

    Caro Felipe,
    seus comentários generalistas sobre os assedios de vendedores, batedores de carteira, os chatos aqui e menos chatos acolá, acabam por rotular um país belissimo e um povo digno. Não seria melhor se vc tivesse tido mais tempo, disposição e inclinação para descrever o país de forma mais apropriada?

  8. Unknown, on 4 de maio de 2010 às 09:27 said:

    FELIZ ANIVERSARIO !!!!!!!!!!!!!
    Deus te abençoe....