Namaste India

Chegou a hora da tão esperada Índia e para começar Calcuta, embora tenha ouvido muita coisa ruim sobre essa cidade foi a passagem mais barata vindo do Sudoeste Asiático. Mas o bicho não era tão feio assim e sem nem chegar na cidade, ainda no avião fiz amizade com um casal, o Sr. e Sra. Satochi que até me convidaram para um jantar na casa deles.

Saindo do aeroporto até chegar na região aconselhada pelo guia de viagem, deu pra ter uma idéia da pobreza do país, não é fácil, primeiro é muita gente em pouco espaço, muita gente mesmo, a lei é inexistente, o governo se existe não dá as caras, não mostra nenhuma política social onde ela é mais necessário do que em qualquer outro lugar no mundo e infelizmente a Índia, umas das civilizações mais antigas ainda não foi apresentada a higiene e a sujeira impera (o maior vilão são os pacotinhos de tabaco, estão em todos os lugares, mesmo mais remotos, você olha pro chão e encontra dezenas dele).

Calcuta é a capital da Bengala Ocidental, um dos muitos estados indianos e o povo bengala se mostrou um dos mais amigáveis, tive a sorte de um amigo indiano que trabalhou comigo na Australia estava visitando a família e me mostrou a cidade e ainda me convidou para um almoço típico bengala na casa dele. Foram dias legais e apesar do impacto, e Calcuta apesar da má fama, ficou como minha cidade predileta.

Calor estava forte, sempre acima dos 40 graus, então partir para Darjeeling, ainda no mesmo estado, mas parece um outro país, a cidade fica numa região montanhosa a 2200 metros acima do nível do mar (inventei de jogar bola, 20 minutos depois tava morto) e com visão para o Himalaia, embora a velha amiga Neblina esteve por lá e não me deixou ver nada. Por conta da altitude a cidade tem um clima agradável, propicio para a plantação de chá e lá cresce o famoso chá que leva o nome da cidade. O povo não tem cara de indianos, são a maioria imigrantes do Nepal ou refugiados do Tibet, o que trás uma mistura interessante pra cidade. Mas eles querem independência, pelo menos do estado da Bengala Ocidental e pedem a criação de um Estado próprio, chamado de Gorkhaland.

Terceira cidade, Varanasi e para chegar até lá atravessei o Estado de Bihar, um dos mais pobres da nação, pesado e triste confrontar com isso. Varanasi é uma cidade sagrada e fica a beira do Rio Ganges (Poluído como o Tietê, mas extremamente sagrado), para chegar no rio existem escadaria que são chamadas de Ghat, existem diversas e cada uma com uma história diferente. Eu fiquei hospedado perto da Manikarnika Ghat, onde acontecem as cremações, sempre ao ar livre, eles fazem a pilha de madeira, colocam o corpo, mais umas madeiras e deixam la queimando na frente de todos, mais de 300 por dia, vários turistam ficam ali assistindo, não gostei nem um pouco de ver, mas tinha que passar por ali pelo menos 4 vezes por dia. Numa dessas andanças uma das muitas vacas que ficam zanzando pra todo lado, de um espirro bem na batata na minha perna, como vaca por aqui é sagrada, levei como um sinal de boa sorte. A Ghat mais importante é Dasaswamedh, onde acontecem cerimonias diárias de orações hindu, com música, fogo, flores e muita gente, foi nesse Ghat que eu dei um mergulho no Ganges, me senti iluminado depois.

A última cidade dessa primeira parte é Agra, onde fica o Taj Mahal, uma cidade barulhenta, suja e quente, mas lá tem talvez a construção mais famosa do mundo, conhecida no Brasil graças ao Jorge Ben, claro que eu tive que cantar a música lá.
Como todos sabem, o Taj Mahal é um mausoléu para uma das esposas do Principe Shah Jahan, dizem que era sua esposa favorita e que ele caiu em depressão profunda após sua morte, que aconteceu quando ela dava a luz a décima quarta criança do casal. Esse príncipe era megalomaníaco e foi na sua época que foram construído quase metade dos pontos turísticos da Índia hoje. O Forte de Agra, a maior parte foi um deles, e lá ele foi aprisionado por seu filho que deu um golpe assumindo o poder alegando que seu pai estava louco.

Essas foram as duas primeiras semanas na Índia, algumas coisas boas, outras triste, o país tem muita gente, 1 bilhão e 200 milhões, difícil de gerir tanta gente, mas não existe estrutura, as poucas que tem são antigas, ainda da época que era colônia da Inglaterra, 50 anos atras  (não significa que era melhor ser colônia, nuca é) um dos principais é a escassez de energia, na maioria dos lugares a luz falta metade do dia, principalmente em Uttar Pradesh, o estado mais populoso, onde fica Agra e Varanasi.

Mas é isso aí, uma pausa daqui, 9 dias no Nepal.


Ruas de Calcuta 

Almoco com a familia do Prince, come santado e com a mao

Criquet, um Taco sem objetivo e levado a serio

Familia do Prince ae

O Sr. e Sra. Satochi

Carrom, uma sinuca de peteleco

Rickshaw a pe, degracadao do homem, olha a cara do passageiro se sentindo superior

Calor, corram para as montanhas

Futebolzinho a 2200 metros

India, Nepal e Tibet, viva Gorkhaland

Campos de trigo

Vitiligo ao sei porque, mas muito comum na India

Mais um sadhu, homem sagrado

Mandando ver na melancia

Ta com medo ne

Cerimonia de noite

Cerimonia de manha

Nao, nao e pulseira do sexo

Rio (Ganges) 40 graus

Muita cor na moda indiana

Acho essa imagem meio futuristica/catastrofica, nao sei porque

Brava ne

Quiabo neles

O cara era gente boa, nao precisava fazer essa cara na foto

Teeeeetetetereteeeeeeeeeeee

Teeeeetetetereteeeeeeeeeeee 2

Teeeeetetetereteeeeeeeeeeee 3

Forte de Agra

A vista do Shan Jahan no final da sua vida

Mesquita no Forte de Agra




A praca de audiencia publica no Forte

Read Users' Comments (11)

11 Response to "Namaste India"

  1. César Mengozzi, on 26 de abril de 2010 às 15:34 said:

    Mais uma vez, fantástico!

  2. Barbara C., on 27 de abril de 2010 às 09:47 said:

    Caracaaaaaaaa..................huhuhuhhhuuuu.....

    Hahahahaa.....muito bom, levar catarro de vaca, jogar futebol com os menininhos, comer no chão e com a mão e sem contar a sua cara de pau né!!???

    Amei o taxi...rsrsrrs.

    Parabens, muito bom, adorei!

    Beijão!!!

  3. Eneida, on 27 de abril de 2010 às 21:40 said:

    Fê,

    Mais um País, seu Povo e sua História!!!!Apesar dos desafios sociais você nos apresenta um povo alegre e de bem com vida...e também muito hospitaleiro...você e seus novos amigos "família Salochi". Isto aí rapaz...fazendo amigos por onde passa.
    Quanto as fotos...fantásticas...quero destacar duas: as crianças representantes da China, Nepal e Tibet e Cerimônia de Manhã...Lindas!!!

    Mais uma vez Parabéns...
    E até breve.
    Beijos
    Mãe

  4. Unknown, on 28 de abril de 2010 às 02:02 said:

    Cada poste te adimiro mais primo,
    sinto mais saudade e curiosidades de conversar e ouvir isso pessoalmente

    Abração e tudo de bom ai pra vc!

  5. THAT'S PRETTY COOL, on 28 de abril de 2010 às 10:58 said:

    Putz Mineiro! cada foto demais!!!! vc no meio da molecada jogando futebol e sentado no banco na frente do Taj Mahal.....nao tem preco!
    Ta mandando bem tambem no texto....eh isso ae.
    Abraco e aproveita.
    Delson

  6. Unknown, on 29 de abril de 2010 às 07:21 said:

    Nossa, primo... SENSACIONAL!!! Que delícia e que invejinha dessa sua experiência, viu??
    Não acredito que vc vai pra Uganda!!! Quero saber de TUDO de lá depois, o tema do meu TCC é sobre eles...
    MTO MTO legal o blog... Dá pra sentir um pouco mais perto de vc e do mundo todo! =)
    Beijão e saudades!!!!

  7. Unknown, on 29 de abril de 2010 às 11:35 said:

    Sensacional o vídeo!! Bugo Ben Jor. Que venha o vídeo da Capadócia agora eim!! hahah abs!

    Tads

  8. mudandonossomundo, on 2 de maio de 2010 às 17:00 said:

    Forrrrca Mineiro !
    Por aqui nada de muito diferente nao... se tem energia nao tem agua, se tem agua nao tem energia... entao pra que chuveiro quente ???
    South Africa vamo se trombar ein porra .... eu e serginho tamo no aguardo pra mais dancas em lugares malucos !!
    Keep on going e pra quem te de espectador
    VAI ACHANDO QUE TA MAMAO !!!
    hahaha

    Abraco

  9. Unknown, on 4 de maio de 2010 às 02:14 said:

    irado bugo!
    encontrei o bob no steyne.. disse q ta com saudade da sua barbinha rocando na nuca...
    abs

  10. Unknown, on 4 de maio de 2010 às 16:01 said:

    Teeeeetetetereteeeeeeeeeeeeee
    Iraaado Felipe!
    Parabéns

  11. Bruno Brambilla, on 11 de maio de 2010 às 22:20 said:

    Mano, você é O CARA!
    Aproveita negão...